segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

VOCÊ TEM SUV?

SÃO PAULO (eu não) – Tem, filhote? Santa Fé, Tucson, Prado, Sportage, essas coisas enormes, monstruosas, que os americanos adoram e agora não sabem o que fazer com elas, porque gastam muito, ocupam muito espaço e etc e tal? Pois, no fundo, você tem mesmo é uma Rural. A primeira SUV, mas na verdade só com o U de utilitário, porque esse negócio de Sport Utility não cola, ou é utilitário, ou é esportivo. Ou um, ou outro. Os dois, não dá. Ou carrega cebola, que é útil, ou faz trilha, que é esporte. Mas não conheço ninguém que carrega cebola numa Tucson, muito menos que faz trilha.

SUVs são uma invenção dos marqueteiros da indústria automobilística. É difícil definir que tipo de veículo são de verdade. Não são vans, para transporte de muita gente; não são jipes, despojados e lameiros; não são peruas na acepção da palavra. Sei lá o que é uma, ou um, SUV. Mas caíram no gosto dos brasileiros, principalmente porque com os coreanos, dá para pagar o carnê. São veículos grandes, beberrões, desajeitados, custosos para produzir, gastam muito aço e plástico, uma péssima ideia para grandes cidades, não cabem nas vagas dos prédios, mas enfim… Cada um se exibe do jeito que quiser.

A Rural, se você olhar direito, é o que hoje se chama de SUV. Podia ser usada na cidade e no campo. Mas nasceu para ser utilitário, mesmo, sem luxos, com boa capacidade de carga e de gente. É tema da materinha que fiz nesta semana para o “Limite” da ESPN Brasil, e está neste link aqui. Gravei em Guarulhos, na loja do seu Paulo, uma simpatia. A que aparece no programa é vermelha e branca como essa aí da ilustração. Mas é uma Rural da era Ford, quando a Willys já tinha sido vendida. Carro muito bacana.

Autor: Flavio Gomes
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/11/04/voce-tem-suv/comment-page-4/

Nenhum comentário:

Postar um comentário