terça-feira, 23 de novembro de 2010

Auto-ajuda empresarial

Sou muito radical quando se trata de cursos de orientação profissional, consultoria entre outros 20 tipos diferentes de nomes que significam sempre a mesma coisa: ganhar dinheiro de gente desesperada.

Talvez você não tenha percebido, mas a fórmula do sucesso não existe. O que vale pra um, não vale pra outro e te digo mais, como assim alguém desempregado pode ministrar qualquer curso sobre a fórmula infalível do sucesso? Não entendo. Realmente não entendo esse tipo de auto-ajuda empresarial. Sem brincadeira, tirando uns 2 cursos sérios disso, entre eles o Empretec, o resto é exatamente isso: resto. Quem fez 1 fez todos. Não tem novidade. Pra você se dar bem na vida é só você saber o seguinte: trabalhe bastante, seja bom no que faz e não ferre a sua vida com coisas ruins. Simples assim. Não tem mágica. Aliás, a mágica é esta aí e ninguém te explica isso. Você fica lá vendo (e pior, ouvindo) o cara falar dos 5 pilares do sucesso, dos 12 degraus da estabilidade, 10 atitudes positivas no ambiente de trabalho, e tópicos como: ser pró-ativo só traz bons resultados, vista-se bem para ser bem visto e essas coisas que todo mundo já sabe. Porque pelamor, se você não sabe que precisa estudar, trabalhar bastante e cortar o cabelo e fazer a barba direitinho todos os dias para ser um homem sério, então meu amigo f@#$... E se você gosta que seu cabelo seja comprido e de ter barba, é só aparar e cuidar que tá ótimo. Com bigode ou sem bigode você será um grande profissional. Eu ia até citar uns charlatões aqui. Mas acho sacanagem falar mal dessa turma que tá aí pra uma única coisa: ganhar seu precioso dinheirinho falando o que você já sabe fazer mas só precisa de outra pessoa dizendo pra você se conformar. Isso é igual eu falo sobre dieta. Todo mundo sabe que bacon engorda. Mas fica se enganando dizendo que só 1 fatiazinha não afetará a dieta. Granitinho? Humm, só 1. Cara, coma brócolis. Cara, estude. Cara, admita que você não sabe o suficiente e estude mais. Não existe fórmula, existe apenas força de vontade.

Seja sincero consigo mesmo uma vez na vida e talvez você descubra que seu salário não é tão ruim assim, que sua vida não é do jeito que você queria mas é do jeito que você fez por merecer. Corra atrás. Geralmente quem está fazendo curso de coaching entre essas outras baboseiras não tem tempo pra fazer o que realmente importa que é melhorar seu desempenho naquilo que você já faz.

Se você não concorda com nada disso que eu escrevi eu recomendo apenas uma literatura pra você não gastar seu dinheiro. Compre O Segredo. Ao menos ele não quer te enganar por 6X 65,50. É bem mais barato que isso e você pode até ler no banheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário