terça-feira, 16 de março de 2010

Lavagem Cerebral

Em algum momento da sua vida você com certeza já ouviu falar de alguém que mudou totalmente a vida, passando de um extremo a outro, e nos casos mais graves, sem nenhuma aparente razão. Mas o que leva uma pessoa a mudança tão radical? Aliás não há nenhum consenso ou estudo sobre como é possível a substituição de um comportamento pelo outro, mas acredito ser algum tipo de lavagem cerebral. Para alguns tipos, este tipo de reprogramação pode ser até benéfico dependendo do estado anterior, mas existem vários tipos que se aproveitam da fragilidade emocional do alheio.

Dentre as várias áreas de lavagem cerebral estão: religião, auto-ajuda, política e militar. Mas neste textículo em questão vou falar daquelas que atingem diretamente a minha sanidade quando vejo certos argumentos vomitados na minha frente. Primeiramente desconfie sempre dos experts em liderança, vencedores e dos detentores da fórmula do sucesso pessoal, geralmente eles estão vendendo um produto no qual só acreditam no retorno financeiro que o aluno dá para eles. Já disse isso alguma vez em algum texto: não existe fórmula do sucesso, não existe nenhum tipo de atitude correta...existe bom senso e trabalho duro, de sol a sol. Nenhum livrinho vai te dizer o que fazer.

Você sabe o que deve ser feito, o problema é que você tem preguiça de fazê-lo, e aí você compra uma bobagem literária qualquer pra ter alguém te dizendo o que fazer. Isso tudo não parece tão ridículo lendo agora sem nenhum safado te dizendo no que acreditar? Se para mim, que estou digitando, parece ridículo, imagino para quem vai ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário