segunda-feira, 21 de abril de 2014

Luciano do Valle

Ainda preciso prestar mais homenagens ao Luciano do Valle. Não consigo acostumar. Sou mais fã dele do que da maioria dos esportistas do Brasil, incluindo Ayrton Senna de quem sou admirador incondicional.

Luciano foi além, me fez gostar de esportes. Sim. Esportes, todos eles praticamente. O domingo era de esportes na Bandeirantes. O dia todo. Ele comandava. Ele teve a ideia. Ele fez acontecer. Não tinha TV por assinatura como hoje direcionada para os nichos de esporte. Visionário.

Com ele aprendi a gostar do Futebol Internacional assistindo ao Campeonato Italiano, foi ele quem trouxe essa macarronada para as nossas manhãs de domingo, o Silvio Luis narrava, era genial. Aprendi a gostar do Futebol Americano (naquela época o 49ers ia muito bem obrigado, vai ver por isso, que sou fã e sofro até hoje junto com eles), da NBA (torcia para alguns jogadores, não para os times, primeiro Magic Johnson, Isaiah Thomas, Gary Peyton, Karl Malone, David Robinson, Larry Bird, Clyde Drexler, Hakeem Olajuon, Charles Barkley, Patrick Ewing e claro vossa majestade Michael Jordan, tem tantos outros que merecia um texto só pra eles, era uma época linda do basquete da NBA, ficava em casa na sexta a noite só pra ver os jogos).

Me apresentou o Vôlei de quadra e o Vôlei de Areia, a gente nem sabia direito o nome dos caras, mas torcia pra caramba, sofria, hoje somos 10X campeões do mundo no masculino e Bi-Campeão Olímpico no feminino, mas foi lá, bem antes disso tudo que ele acreditou que este esporte poderia ser um esporte nacional. E sabe de uma coisa? Ele acertou mais essa também.

Se o MMA está assim hoje, pode ter certeza que tem o dedo dele também. O brasileiro é fã de lutas e na época o boxe estava no auge com o Mike Tyson, e ele trouxe pra gente o Maguila que era uma brigador, mas era divertido, a gente queria que ele ganhasse logo só pra ver pra quem o Maguila iria mandar um abraço depois da luta. Ah Luciano, como você fazia bem pra todo mundo. Até Kickboxing passou na Bandeirantes naquela época.

E o automobilismo? Que maravilha. Era muito bom de ver Fórmula Indy, ainda é. Particularmente as 500 milhas de Indianápolis que o Émerson ganhou 2X. Não sabe que Émerson? Saia já deste blog e só volte quando deixar de ser alienado.

Foi com ele, Elia Júnior, Álvaro José, Juarez Suarez que aprendemos a gostar de outros esportes também. As aulas do Álvaro José de ginástica eram uma barbaridade, não só ginástica, o homem é uma enciclopédia, falava de todos os esportes, sabia de tudo. Obrigado. Ah Álvaro, obrigado também pela Fernanda Paes Leme (filha dele).

O começo do Futebol de Areia foi com ele, o Zico ainda jogava, o Júnior (não o Júnior Negão que na época era um menino, o original, o Leovegildo Lins da Gama Junior) veio depois. E tome título, organização de campeonato, Luciano era uma máquina de inventar coisas que a gente adorava. Mas nunca esqueceu do passado, dos grandes ídolos, vai ver por isso trouxe pra gente o Futebol Master (que na época levava mais gente ao estádio que jogo do Brasileirão), a gente podia ver Rivelino, Edu e até o Pelé participava as vezes, demais.

Luciano, que levou o vôlei a um Maracanã lotado com chuva, que narrou incontáveis jogos com maestria, e que errou uns poucos no fim da carreira, uma bobagem, quem não erra? Ele fez pelos esportes olímpicos mais do que todos os ministros juntos.

Luciano fez tudo e mais um pouco. Foram 11 copas do mundo a 12ª ia ser no Brasil, mas não deu tempo. Como faz pra ter copa sem Luciano do Valle? Não sei. A gente vai descobrir daqui 2 meses. Mas não vai ser a mesma coisa. E eu não vou esquecer você.

Obrigado Luciano. Você fará falta.
Na verdade, mesmo com todas as homenagens e com seu nome em evidência, já está fazendo.



2 comentários:

  1. Em casa na década de 80 e com uma tv só, como era de costume, os domingos eram o dia em que meu pai comandava a tv, e o domingo era de esportes na Bandeirantes, obviamente. A presença do Luciano do Valle era tão marcante que só na outra década fui descobrir, com espanto, que ele não era o dono na emissora!

    ResponderExcluir
  2. Ado... dejavu com seus comentarios... presenciei tudo isso.. show meu brother...

    ResponderExcluir