terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Não me sinto um ser elevado, melhorado, detentor de um novo tipo de sabedoria freudiana/kantiana/proustiana porque sou pai. Sinto que as pessoas mistificam demais isso. A frase "só quem é pai entende" talvez seja uma das piores que já ouvi e li. Ninguém é melhor porque é pai e ninguém é pior porque não é. O fato é que existem pessoas mais sensíveis a certos sentimentos e outros são mais sensíveis a sentimentos completamente diferentes. Não há melhor nem pior. E alguns no auge deste sentimentalismo postam inúmeras vezes que tudo muda. Que o filho muda tudo na sua vida. Claro que muda. Você agora tem um filho. Alguém que depende completamente de você. Ele não é um cachorro que você coloca água e comida. Ele precisa de atenção total e incondicional. Neste caso, não é amor. É obrigação. Antes de amá-lo você tem o dever de cuidar do seu filho. Se você odiá-lo por mais torpe e ridículo que possa parecer alguém ter este sentimento você deve fazer o melhor para cuidar bem do seu filho. Depois você pode amá-lo com todas suas forças. Antes disso você precisa alimentar, proteger, entender, educar e mostrar que na sua casa ele é bem-vindo, mesmo que no fundo do seu coração peludo e gelado isto seja mentira. Não pode haver isto de amor de mãe, amor de pai, de eu amo mais isso ou aquilo. Ninguém ama mais que nada, não há atestado que assegure que seu amor é maior que o do vizinho. E vou além no desabafo, só porque seu filho andou mais cedo, falou mais cedo, aprendeu a empilhar bloquinhos mais cedo ou dorme toda noite que você bom pai. Nada é atestado de boa paternidade. Os bandidos mais sórdidos do mundo também já foram bebês fofinhos e gordinhos.

Filho não têm manual de instruções, não seguem as regras da casa e não dão a mínima para sua rotina, impor isso de forma a forçá-lo a ser idêntico a você é no mínimo egoísta e pretencioso. É como se você fosse a melhor coisa do universo ao melhor estilo, seja como eu e seja feliz. Filhos são apenas filhos. Não são seus amigos. E você não deve criar essa expectativa sobre eles. Não quero ser amigo do meu filho, quero ser mais, quero ser pai dele. Ser pai implica em milhares de coisas, uma delas é ser amigo na medida certa do seu filho que precisa saber que você é pai dele. Se você for muito duro ou muito mole terá problemas no futuro. Ou não. Entende?Não tem manual. E eu não estou certo. Eu apanhei a vida toda do meu pai pelas coisas mais bestas, mas ele nunca me agrediu, foi um homem rústico, duro, as vezes até ignorante mas era um ótimo pai. Ele esteva lá me vendo jogar bola, participou da minha educação do jeito dele e me viu com o canudo de graduação na mão, ele estava lá. Se perdeu a mão em alguns momentos, é porque ele também era um ser humano e errava, onde era o certo e o errado sinceramente não quero pensar agora. A sensação que ele me deixou, era que ela era um ótimo pai. E não foi porque ele me amou mais, tirou mais fotos e foi o cara mais parceiro do mundo comigo, mas cumpriu seu papel e não apenas cumpriu, ele elevou a profissão de pai a outro nível e é lá que eu espero chegar um dia. Não quero ser igual a ele. Só quero que meu filho tenha a mesma sensação que eu tenho. A de que tive um ótimo pai. Desculpe escrever hoje pai e desculpe começar assim, acho que precisava falar sobre paternirdade pra chegar até você, é que não tive coragem no dia do seu aniversário dia 23 de janeiro. Fui um covarde, ainda não aceito que você foi embora depois de 6 anos. Tenho certeza que foi uma tremenda injustiça você ter ido. Foi a única vez que você cometeu um erro grave, não me deixou me despedir de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário