terça-feira, 1 de outubro de 2013

Convite

Não sei como algumas pessoas têm a coragem de escrever fotógrafo ao lado do nome delas... Eu estudo fotografia há 10 anos, equipamento há 4 e história e há 2 e me considero um idiota no assunto.
É muita vontade de ter um ofício, uma profissão ou simplesmente muita pretensão. Fotógrafo é alguém singular, com referências quase infinitas da formação da imagem, ciente de que seu equipamento de ponta é necessário para proporcionar a melhor composição e não o maior tamanho possível. Fotografia é uma religião, precisa ser estudada todos os dias, precisa de carinho, precisa que você seja inquieto, chato, meticuloso, que você veja sombras indesejadas onde todos vêem a perfeição, micro ondulações, vincos quase invisíveis, uma pequena pedra, uma folha fora do lugar... todas essas coisas gritam aos olhos de um fotógrafo competente. Sim, apenas competente. Porque isto é obrigação. Ultimamente eu vejo cópia nos trabalhos locais. Não apenas cópia, mas cópia da cópia da cópia da cópia que foi feita em 1920, 30, 40, 50, as vezes 60 e 70, ocasionalmente 80 e 90 e muito raramente vejo um trabalho com uma linguagem original, referenciado é claro, mas original, novo, diferente, o resto são luzinhas de recorte, efeito vintage do instagram, meninas no meio da floresta com ar teen, rebeldes sem causa segurando cigarros e muita, muita falta de criatividade. Se você está ofendido, não desconte em mim, desconte na pessoa que não leu, não estudou, não foi atrás de algo novo, não pensou antes de clicar...

Se eu fosse fotógrafo profissional (e por profissional entenda que é aquele que ganha dinheiro fazendo isso todos os dias) eu ficaria tranquilo. Aliás, muito tranquilo. Podem ter muitos fotógrafos por aí, cobrando preços ridículos (veja este cara aqui), canibalizando o mercado entre outros termos pejorativos que você que está lendo pode criar, mas eu te garanto, se você for bom, mas bom de verdade, nunca faltará trabalho. Falo muito esta frase: conhece alguém realmente competente que está desempregado? Eu não. Mas seja sincero. Ser muito competente carrega sempre muitas coisas, entre elas ser bom no que se faz, ser eficaz (que é diferente de ser bom) e não ser um completo babaca arrogante.

Procuro alguém pra exercitar a fotografia. Fazer trabalhos inusitados com linguagens diferentes, com estudo. Se você é fotógrafo e não é um babaca arrogante, me procure, deve ter um e-mail em algum lugar desse site que você pode me mandar ou então volte lá no facebook (se foi de lá que você veio) e me chame no inbox e a gente inicia este projeto. Preciso ver coisas diferentes, nem que para isso eu mesmo tenha que tentar fazê-las (sim, não há garantias do nosso futuro ficar excelente). Te espero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário